Serviços
Estamos estruturados para oferecer serviços de reabilitação e programas de bem-estar ao longo da vida das pessoas.




Organização
Os utentes acedem às especialidades do CMRA através de Programas de Reabilitação Intensivo (internamento) ou em Tratamento Ambulatório.
Cada utente tem uma equipa interdisciplinar que proporciona um plano individual de reabilitação de forma organizada, orientada por objetivos e centrada nas suas necessidades reais.
Estamos organizados em três serviços de acordo com o grupo etário e regime de prestação de cuidados. As patologias mais frequentes são as doenças ou sequelas de doenças neurológicas, as sequelas de politraumatismos graves, as amputações de membros, as deficiências congénitas e as doenças ou perturbações do desenvolvimento.
01/
Serviço de Reabilitação de Adultos – Com 66 camas, este serviço destina-se ao internamento de utentes com Lesões vertebro-medulares e outras patologias neurológicas.
02/
Serviço de Reabilitação Pediátrica e de Desenvolvimento – Com 16 camas para o internamento de crianças e jovens até aos 18 anos de idade, com patologias neurológicas, osteoarticulares, medulares e outras patologias.
03/
Serviço de Reabilitação de Adultos – Com 68 camas, este piso destina-se ao internamento de utentes com AVC’s (Acidente Vascular Cerebral), TCE’s (Traumatismo Crânio Encefálico), amputados e outras patologias.
Serviços
A equipa médica dirige a sua atividade para a prevenção, diagnóstico, tratamento e organização do programa de Reabilitação dos utentes de diferentes idades com patologias médicas incapacitantes e comorbilidades. Acresce ainda a participação ativa na avaliação, deteção e intervenção na área do desenvolvimento motor da criança.
Na sua intervenção o Fisioterapeuta avalia e utiliza estratégias educativas e terapêuticas específicas baseadas no movimento, no exercício e na funcionalidade, utilizando terapias manuais, meios físicos e naturais, incluindo o meio aquático, com um plano de tratamento individual e/ou em grupos terapêuticos.
As sessões terapêuticas podem decorrer em contexto individual ou em grupo, recorrendo-se a atividades e estratégias específicas com impacto nas competências sensório-motores, percetivo-cognitivos, emocionais e sociais.
O Terapeuta Ocupacional realiza o estudo e treino de utilização de produtos de apoio, acesso às tecnologias, estudo de posicionamento/mobilidade em cadeira de rodas e acessibilidade no domicílio e comunidade.
O objetivo da Terapia Ocupacional é a promoção da autonomia no desempenho ocupacional em todas as tarefas que ocorrem na vida quotidiana do individuo.
No contexto do CMRA, o terapeuta da fala desenvolve o seu trabalho diário, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus utentes, em tarefas e atividades diárias tão significativas e essenciais no ser humano, como por exemplo o falar, escrever, engolir/comer, sendo essencial o trabalho em equipa e em parceria com os cuidadores/familiares, que é fundamental para o sucesso da reabilitação.
Atividade terapêutica por meio de exercícios e atividades dentro de uma piscina aquecida que ajuda na melhoria da funcionalidade, bem-estar e qualidade de vida. As propriedades da água ajudam a reduzir a carga provocada pelo peso do corpo e a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor.
Os Enfermeiros estão presentes desde a admissão, acompanhando o utente e a família 24 horas por dia, na resposta às suas necessidades e expectativas. A intervenção dos Enfermeiros, enquanto elementos da equipa interdisciplinar, passa assim por duas grandes áreas: internamento e ambulatório, visando sempre a funcionalidade e a preparação da pessoa, família e do próprio ambiente para a prevenção de problemas.
O Núcleo de Psicologia do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, é composto por vários Psicólogos(as) que têm como função primordial, abraçar o objetivo principal de missão do Centro, ou seja: Contribuir para a reabilitação da pessoa doente com vista à sua reintegração social (familiar, escolar, profissional).
As nossas funções passam por realizar avaliação Psicológica/Neuropsicológica, e elaborar o psicodiagnóstico. Trabalhar na reabilitação neuropsicológica e intervenção psicoterapêutica, segundo os vários paradigmas existentes.
Intervir tanto no internamento como no ambulatório, inseridos nas equipas multidisciplinares, dando assim o nosso contributo para a reabilitação e integração da pessoa.
Estabelecer laços de cooperação com diversas Instituições universitárias tendo em vista a realização de investigações que permitam inovar no campo da psicologia e neuropsicologia, contribuindo para a formação dos psicólogos através de orientação de estágios.
O desporto é praticado nesta casa desde a sua abertura, sendo um centro pioneiro em Portugal na sua expansão e desenvolvimento. O ano de 1972 foi o ano em que Portugal participou pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos onde figurou uma equipa do CMRA na modalidade de Basquetebol.
Considerando a relevância da prática desportiva, o Centro conta com diversas atividades que complementam o processo de reabilitação do utente.
Programação Desportiva
2ª feira
- Vela adaptada em Cascais – 9:30 – 12:00 – de setembro a maio
3ª feira
- Aulas de Desporto Adaptado – 16:30 – 18:00
- Escalada – 17:00 – 18:30
4ª feira
- Ténis – 16:30h – 18:00
5ª feira
- Aulas de Desporto Adaptado – 16:00 – 18:00
- Basquetebol – Quinzenalmente
- Escalada – 17:00 – 18:30
As aulas de desporto consistem na experimentação, partilha e convívio social com diversas modalidades que são desenvolvidas consoante o grau funcional dos utentes que comparecem. Para suplantar essa necessidade possuímos as seguintes opções:
- Basquetebol
- Boccia
- Ténis
- Ténis de Mesa
- Badminton
- Remo
- Vólei
- Golfe
- Ciclismo
- Escalada
- Tricicleta
- Polybat
- Atletismo
- Futebol
- Tiro
- Rugby
- Orientação de Precisão
- Jogos Tradicionais
Em suma, o desporto é um direito para todos nós e é com esse foco que trabalhamos apostando em soluções que permitam a prática desportiva a todos com o nosso mote “Desporto para todos”.
Reabilitação
Damos resposta a inúmeras patologias e às necessidades das pessoas com alterações da funcionalidade.




Reabilitação adultos
A medula é um órgão do sistema nervoso central que estabelece a comunicação entre o cérebro e as diferentes partes do corpo. Essa comunicação respeita a sensações que nos vêm da periferia e que são conduzidas ao cérebro para delas tomarmos consciência, a movimentos que são programados pelo cérebro e executados pelos músculos e a diversas funções vegetativas como por exemplo a respiração, a função cardíaca, entre muitas outras, essenciais para a manutenção da vida. Quando ocorre uma lesão na medula passa a existir um obstáculo à passagem de informação em ambos os sentidos. Assim, a área situada abaixo do nível de lesão não tem comunicação com o cérebro.
O AVC é um acidente vascular cerebral que surge repentinamente e é uma das principais causas de morte. Os acidentes vasculares cerebrais podem ser classificados em dois tipos: Acidente vascular cerebral hemorrágico ou isquémico.
A esclerose múltipla é uma doença crônica do sistema nervoso central. Nesta patologia, a comunicação entre o cérebro e o corpo está comprometida.
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) tem sido descrita como uma doença que se manifesta por atrofia e fraqueza progressiva dos músculos. Em geral, é acompanhada por distúrbios da fala (disartria) e da deglutição.
O trauma cranioencefálico (TCE) é uma lesão física do tecido cerebral que, incapacita a função cerebral, de forma temporária ou permanente.
A síndrome de Guillain-Barré é um distúrbio neurológico no qual, o sistema imunológico ataca parte do sistema nervoso periférico.
A doença de Parkinson é uma doença do sistema nervoso central que afeta as estruturas responsáveis pelo movimento, equilíbrio, manutenção do tônus muscular e postura.
As doenças neuromusculares degenerativas são doenças genéticas, hereditárias e progressivas. A falta de força muscular é o elemento comum aos vários tipos de patologias, como as doenças dos músculos (Miopatias), doenças dos nervos (Neuropatias), doenças dos cornos anteriores da medula (Atrofia Espinais) e as perturbações da junção neuromuscular (Miastenias).
















