Utentes de Alcoitão criam obras artísticas com leguminosas
25 - 09 - 2025

Uma tela em branco, cola por perto e muitas leguminosas secas, de todas as cores e feitios, foram os utensílios utilizados na quarta-feira pelos utentes do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão para criar obras artísticas únicas e originais.
Todas as quartas-feiras, o cenário repete-se. Utentes do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, de todas as idades, juntam-se para participar nos conhecidos workshops, nos quais os problemas são remetidos para segundo plano. O objetivo é sempre o mesmo: concentrar a atenção e a energia para o desafio que é lançado em cada semana: uma pintura ou uma criação artística, tudo pode acontecer, dependendo da inspiração da Carolina Duarte e de João Gomes, os dois animadores socioculturais, a quem cabe dinamizar os workshops de teor lúdico e artístico nos quais participam os utentes do centro.
Esta semana não foi diferente. Cerca de uma dezena de utentes, com uma média de idades a rondar os 30 anos, juntaram-se para transpor para uma tela em branca os seus sentimentos. Mas as tradicionais tintas e aguarelas foram, desta vez, substituídas por feijões, grãos, ervilhas e favas, de diferentes cores e tamanhos:
“É habitual fazermos workshops de pintura, sempre com técnicas diferentes. Desta vez fomos buscar inspiração aos nossos tempos de escola e lembrámo-nos de utilizar esta técnica”, explicou Carolina Duarte, uma das dinamizadoras da iniciativa.
Nos workshops de quarta-feira, as portas estão sempre abertas a quem quiser testar (ou descobrir) os seus dotes artísticos. Qualquer utente do CMRA é bem-vindo, quer esteja internado ou venha do ambulatório. Certo é que “a grande fatia de público destes workshops são utentes internados”, como refere Carolina Duarte, acrescentando que, mais novos ou mais velhos, homens ou mulheres, “há de tudo um pouco”.
Quase duas horas depois do workshop ter começado, com os problemas remetidos para segundo plano e a concentração dirigida para o ato de criar, os resultados estão à vista: diferentes obras, com as leguminosas a assumir um papel diferente do habitual. Um regresso momentâneo aos tempos de escola, que trouxe alegria a todos os participantes.
Descubra os melhores momentos deste workshop nas fotografias que aqui deixamos: