Início - O centro - Notícias
NOTÍCIAS

Nova sala Snoezelen

06 - 12 - 2023

criança na sala snoezelen

A nova sala de estimulação Snoezelen, é um espaço multissensorial, que tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. O ambiente multissensorial estimula os sentidos, recorrendo às capacidades sensoriais e tem objetivos terapêuticos, tais como, a melhoria do autocontrole, o relaxamento, a estimulação de sentidos mais primários, a exploração do ambiente, incentivar o movimento, permitir novas aprendizagens, a exploração do ambiente, o bem-estar dos utentes e fomentar relações interpessoais entre outros.

A sua estrutura e equipamento permitem uma intervenção terapêutica numa população muito abrangente, que vai desde a criança até ao adulto e nas suas diferentes patologias.

A sessão pode ser individual ou em grupo, consoante os objetivos definidos para a intervenção terapêutica ou lúdica.

Estas salas terapêuticas proporcionam conforto, pois utilizam estímulos sensoriais, como música, sons, luz, estimulação táctil e olfativa, de forma individual ou conjugada.

Esta estimulação, proporciona as experiências multissensoriais, de acordo com as necessidades da pessoa e respeitando o seu tempo/ritmo, organiza os estímulos, cria interesse e envolvência proporcionando saúde e bem-estar.

A utilização terapêutica e organização desta sala pretende envolver toda a equipa multidisciplinar e clínica do CMRA.