Perturbação da Linguagem nas Crianças? Descubra os sinais de alerta
29 - 08 - 2017
A Unidade de Terapia da Fala, integrada no Serviço de Reabilitação Pediátrica e Desenvolvimento do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, pretende oferecer, junto da Comunidade, um apoio de referência, cada vez mais especializado. Contando com especialistas no apoio em crianças e jovens com um perfil de Perturbação de Linguagem Específica nas varias competências linguísticas e de Dislexia.
Neste sentido desenvolveu ferramentas ao nível da avaliação e da intervenção que permitem não só um diagnóstico mais fiável, como uma intervenção mais adequada potencializando quer o desenvolvimento das crianças em termos linguísticos quer o seu percurso escolar, privilegiando o contacto com os docentes e tendo os pais como parceiros de intervenção.
Há sinais de alerta que podem ser preditivos de uma perturbação da linguagem (oral e escrita).
Sinais de alerta
- Dizer as 1 ª palavras mais tarde comparativamente a outras crianças da mesma idade
- Trocar sons nas palavras (Ex: bota/mota)
- Fazer reformulações constantes do que quer dizer (Hoje cinema vamos…Vamos hoje ao cinema?)
- Fazer frases curtas e/ou desorganizadas (Está à filha calçar sapato)
- Dificuldade em lembrar-se dos nomes das coisas (descrevendo-as pela função, pela acção, pelas características, através de gestos, ou ainda substituindo por outra)
- Não ser objetivo nas descrições que faz dos acontecimentos
- Dificuldades em perceber piadas, anedotas ou charadas, interpretando-as à letra
- Não conseguir manter o mesmo tema de conversa
- Responder desadequadamente a perguntas começadas por "Quem, Como, Quando, Onde, Qual…"
- Não adaptar o estilo de linguagem, de acordo com o contexto e com o interlocutor
- Dificuldade em e produzir histórias, lengalengas e canções
- Compromisso na produção e reconhecimento de rimas
No fim do 1º de escolaridade (período de automatização dos mecanismos da escrita/leitura) consideram-se ainda como sinais de alerta:
- Inversões ou troca de letras ou sílabas e/ou palavras Ex: secola (escola); fela (vela)
- Omissão de letras e/ou sílabas, Ex: Sato (sapato); casola (camisola)
- Dificuldades em discriminar sons, Ex: f/v s/z ch/J
- Dificuldade na interpretação de frases e/ou textos
- Dificuldades em integrar as regras ortográficas Ex: comião (comiam)
- Narrativa escrita pobre, mal estruturada no espaço e no tempo (morfossintaxe)
A Unidade da Terapia da Fala, no SRPD possui um conjunto de técnicos que reúnem o melhor da sua experiencia, conhecimentos, competências e recursos, definindo e desenvolvendo soluções que respondem às necessidades das crianças e jovens, ao nível das perturbações da linguagem, fala e deglutição.
Se tem alguma preocupação em relação à linguagem/articulação do seu filho não hesite em falar com o seu médico que poderá propor uma avaliação em terapia da fala.
A criança/jovem é avaliado por uma equipa multidisciplinar da qual fazem parte médicos, psicólogos e terapeutas da fala, entre outros técnicos.
Informações
Para mais informações, contacte a Unidade de Gestão de Utentes:
+351 214 608 300
ugd-cmra@scml.pt