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Perturbação da Linguagem nas Crianças? Descubra os sinais de alerta

29 - 08 - 2017

Exercício com imagens na terapia da fala

A Unidade de Terapia da Fala, integrada no Serviço de Reabilitação Pediátrica e Desenvolvimento do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, pretende oferecer, junto da Comunidade, um apoio de referência, cada vez mais especializado. Contando com especialistas no apoio em crianças e jovens com um perfil de Perturbação de Linguagem Específica nas varias competências linguísticas e de Dislexia.

Neste sentido desenvolveu ferramentas ao nível da avaliação e da intervenção que permitem não só um diagnóstico mais fiável, como uma intervenção mais adequada potencializando quer o desenvolvimento das crianças em termos linguísticos quer o seu percurso escolar, privilegiando o contacto com os docentes e tendo os pais como parceiros de intervenção.

Há sinais de alerta que podem ser preditivos de uma perturbação da linguagem (oral e escrita).

Sinais de alerta

  • Dizer as 1 ª palavras mais tarde comparativamente a outras crianças da mesma idade
  • Trocar sons nas palavras (Ex: bota/mota)
  • Fazer reformulações constantes do que quer dizer (Hoje cinema vamos…Vamos hoje ao cinema?)
  • Fazer frases curtas e/ou desorganizadas (Está à filha calçar sapato)
  • Dificuldade em lembrar-se dos nomes das coisas (descrevendo-as pela função, pela acção, pelas características, através de gestos, ou ainda substituindo por outra)
  • Não ser objetivo nas descrições que faz dos acontecimentos
  • Dificuldades em perceber piadas, anedotas ou charadas, interpretando-as à letra
  • Não conseguir manter o mesmo tema de conversa
  • Responder desadequadamente a perguntas começadas por "Quem, Como, Quando, Onde, Qual…"
  • Não adaptar o estilo de linguagem, de acordo com o contexto e com o interlocutor
  • Dificuldade em e produzir histórias, lengalengas e canções
  • Compromisso na produção e reconhecimento de rimas

No fim do 1º de escolaridade (período de automatização dos mecanismos da escrita/leitura) consideram-se ainda como sinais de alerta:

  • Inversões ou troca de letras ou sílabas e/ou palavras Ex: secola (escola); fela (vela)
  • Omissão de letras e/ou sílabas, Ex: Sato (sapato); casola (camisola)
  • Dificuldades em discriminar sons, Ex: f/v s/z ch/J
  • Dificuldade na interpretação de frases e/ou textos
  • Dificuldades em integrar as regras ortográficas Ex: comião (comiam)
  • Narrativa escrita pobre, mal estruturada no espaço e no tempo (morfossintaxe)

A Unidade da Terapia da Fala, no SRPD possui um conjunto de técnicos que reúnem o melhor da sua experiencia, conhecimentos, competências e recursos, definindo e desenvolvendo soluções que respondem às necessidades das crianças e jovens, ao nível das perturbações da linguagem, fala e deglutição.

Se tem alguma preocupação em relação à linguagem/articulação do seu filho não hesite em falar com o seu médico que poderá propor uma avaliação em terapia da fala.

A criança/jovem é avaliado por uma equipa multidisciplinar da qual fazem parte médicos, psicólogos e terapeutas da fala, entre outros técnicos.

Informações

Para mais informações, contacte a Unidade de Gestão de Utentes:
+351 214 608 300
ugd-cmra@scml.pt