Início - O centro - Notícias
NOTÍCIAS

Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão acolheu espetáculo da Quorum Dance Company

12 - 02 - 2026

bailarinos no palco do CMRA

Diretor da companhia de dança contemporânea teve esta ideia quando foi internado neste equipamento do Centro Hospitalar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O auditório do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) acolheu na quarta-feira, 11 de fevereiro, um espetáculo de dança contemporânea pela Quorum Dance Company, uma companhia portuguesa de dança contemporânea fundada em 2005 e já com espetáculos realizados um pouco por todo o mundo. A iniciativa, integrada nas comemorações dos 60 anos do CMRA, realizou-se e assinalou o Dia Mundial do Doente.

A ideia partiu de Daniel Cardoso, fundador, diretor e coreógrafo da companhia, que atualmente é utente do CMRA após um acidente de viação e que rapidamente pensou na realização deste espetáculo quando foi internado neste equipamento do Centro Hospitalar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

“Uma das coisas que pensei logo, estando eu aqui e quando percebi que havia um auditório, foi que seria importante para as pessoas que cá estão poderem ter contacto com outro tipo de trabalho que não fosse uma coisa meramente comercial”, relatou Daniel Cardoso.

Classificando este evento como “um sucesso enorme”, uma vez que “as pessoas adoraram”, o diretor da Quorum Dance Company já pensa repetir a iniciativa no futuro.

“Se calhar, a maior parte das pessoas nunca tinha visto um espetáculo de dança contemporânea e por isso propus fazer isto. Tivemos muito gosto em fazê-lo e vamos continuar a fazê-lo mesmo quando eu sair daqui. Gostava que fosse uma coisa anual”, frisou.

Em palco esteve a peça GATE 57, cujo conceito “é levar as pessoas numa viagem ao passado, a um tempo onde as coisas eram mais lentas e se dava mais atenção às pessoas e menos à tecnologia”.

“Os bailarinos transformam-se em hospedeiros de bordo e levam o público aos anos 50. É uma das peças mais divertidas que criei até hoje, sobre um mundo que já não existe, e que se encaixou perfeitamente aqui no contexto de Alcoitão”, finalizou o diretor da Quorum Dance Company.

Foi, assim, um final de tarde diferente que deliciou a plateia, entre utentes e colaboradores do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.